Atividades lúdico-terapêuticas
Horta suspensa
O contato com a natureza traz muitos bens, deixando as pessoas mais saudáveis e felizes. Dentre seus benefícios, podemos citar: a diminuição do estresse, a melhora na concentração, na memória e na saúde mental, além de ajudar o corpo no processo de cura, reduzindo inflamações e fortalecendo o sistema imunológico.
A atividade tem como objetivo permitir que os idosos tenham contato direto com a terra, fazendo-os sentir o prazer de serem úteis a si mesmos e às pessoas de seu convívio, pois os alimentos cultivados são usados nas refeições, e tornando o espaço um lugar de criação, expressão, interação e socialização.
Oficina de culinária
O ato de cozinhar na terceira idade é uma atividade terapêutica que gera melhora na coordenação motora, na atividade cognitiva, no sentimento de pertencimento e na socialização, além de exercitar o raciocínio, a memória e a concentração, aliviar o estresse, promover o bem estar e a felicidade, elevar a autoestima e a autoconfiança e propiciar uma alimentação mais saudável e de qualidade.
A última oficina de culinária promovida em nossa instituição teve como receita escolhidas biscoitos de aveia com cacau. Os idosos adoraram e o resultado ficou uma delícia!
Dança sênior
Atividade administrada por nossas fisioterapeutas e nossa orientadora social, é muito importante para integrar, descontrair e alegrar o grupo, aumentando a qualidade de vida de nossos idosos.
Dentre os muitos benefícios desse exercício estão a prevenção de limitações precoces da velhice, promoção da socialização, melhora no bem-estar físico e mental e melhora na coordenação motora, além de manter os idosos ativos por meio de movimentos naturais.
Cinema
É uma atividade que desenvolvemos com o objetivo de entreter e aproximar nossos idosos. Ao término do filme, nossa orientadora social os incentiva a refletir sobre o filme assistido e expressar seus sentimentos.
Cada morador, então, pode dar sua opinião e ouvir os relatos dos outros, gerando, assim, interação social e estimulando suas funções cognitivas.
Pintura e artesanato
O artesanato serve como recurso terapêutico e traz inúmeros benefícios aos idosos, pois mantêm a mente ativa, assegura um envelhecimento saudável, ativa os canais sensoriais, proporciona o equilíbrio das emoções, trabalha funções como pensamento, memória, raciocínio, percepção e linguagem, estimula a imaginação e a criatividade, restaura a autonomia, promove a interação social e o aprendizado, afasta o sentimento de solidão, estimula a concentração, a coordenação motora e o planejamento, tornando-os menos propensos a desenvolver demência ou doenças neurodegenerativas, como Parkinson e Alzheimer.
Além da satisfação de produzir algo com as próprias mãos liberar endorfina, a substância da alegria, a atividade ainda torna os ambientes mais coloridos, agradáveis e aconchegantes para se viver.
Bingo
Uma das atividades que costumamos organizar para divertir e distrair os idosos de nossa instituição é o Bingo, um jogo bastante conhecido e popular entre as pessoas, principalmente na terceira idade.
O que nem todos sabem sobre sua prática é que, além de simples e prazerosa, também proporciona diversos benefícios à saúde, como o estímulo da concentração, da coordenação motora e visual e do pensamento rápido, além de promover uma melhorara na interação social e na comunicação, fatores que resultam numa vida cada vez mais ativa, saudável e de qualidade.